CURTA NOSSA FAN PAGE

(Dúvidas sobre fator de potência) Fator de potência (FP) Watts x VA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Um assunto que causa muitas dúvidas nos usuários, na hora de adquirir um equipamento, é a escolha da potência certa para a alimentação da carga. Para entendermos a questão de maneira simples precisamos primeiramente definir alguns tipos de potência:

Potência aparente - é a potência total fornecida na entrada do equipamento sendo calculada pelo produto da tensão e corrente de entrada. Sua unidade é o VA ( lê-se vê á ).

Potência (VA) = Voltagem (V) x Corrente (A)

Potência reativa - é a potência que não gera trabalho mas que é necessaria para o funcionamento de componente indutivos como trafo. Sua unidade é o VAR ( lê-se vê á reativo)

Potência ativa - é a soma das pontências aparente e reativa que será consumida na saída do equipamento.

Depois dessas definições podemos, enfim, definir fator de potência, que nada mais é que um multiplicador ocasionado pela relação descrita abaixo:

FP= Pat/Pap ou Pat= FP X Pap
onde:
Fp: sem unidade.
Pat: unidade em Watts.
Pap: unidade em VA.

Verifique nos manuais dos equipamentos a potência que ele consome, que estará expressa em Watts ou VA e seu respectivo FP. Muitas vezes esta indicação encontra-se na etiqueta existente na parte traseira do equipamento, caso a potência esteja em VA e você precise sabe-la em W é so aplicar a fórmula acima.

Potência (VA) = Votagem (V) x Corrente (A)

Obs: no-breaks de pequeno porte bi-direcionais, apresentam em média Fp = 0,3
Quando o FP for igual a 1,0 é sinal de que o circuito não ofereceu perdas de potência na saída.

Cuidado ! Muitos vendedores costumam a confundir seus clientes com essas unidades, todos os dias me deparo com clientes insatisfeitos com seus equipamentos, que se danificam por sobrecarga, devido ao desconhecimento dos dados citados nesse post.
Faremos um exemplo simples e prático de como proceder na compra de seus equipamento:
Em primeiro lugar: É sempre interessante pesquisar em casa modelos, marcas e particularidades dos equipamentos, a internet é uma excelente ferramenta! não esqueça disto! assim você está muito bem calçado perante ao vendedor.
Em segundo lugar: Caso desconheça o equipamento, procure se informar sobre o valor do FP, não se deixe enganar pensando que 1200 VA é a mesma coisa que 1200 W.
Em terceiro lugar: Tente comprar um equipamento que tenha uma potência um pouco superior a necessitada por sua carga assim o mesmo trabalhará com folga e terá uma vida útil muito maior.
Devemos lembrar que este post foi direcionado à usuários e que as informações aqui postadas foram redigidas de maneira simples e de fácil compreensão, pois os cálculos de fator de potência são um pouco complicados quando bem dissertados em cadeiras de engenharia.
"Santos, P.H.D (tecnólogo em automação industrial)".

Comments

No response to “(Dúvidas sobre fator de potência) Fator de potência (FP) Watts x VA”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

PUBLICIDADE