CURTA NOSSA FAN PAGE

Esmiuçando "O diodo" (Componentes eletrônicos)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

        Bom, começo esse post explicando sua finalidade. Não estou aqui para falar de dopagem, cristais, germânio, ou seja, todas essas coisas que nos ensinam nos cursos técnicos. Vou falar nestes posts sobre componentes, diretamente com quem está aprendendo, à nível didático e de forma prática, factível e direta. Quando colocamos um diodo polarizado inversamente em série com um dos pólos de uma bateria por exemplo, e fechamos esse circuito alimentando alguma carga conforme na figura abaixo, ele funciona como uma chave aberta.
        Vemos isso na figura abaixo:
        Já, quando invertemos esse mesmo diodo no mesmo circuito, ele funciona como uma chave fechada, com um detalhe. Há uma queda de tensão de 0,7Vdc que fica no diodo deixando o restante, 11,3Vdc para a carga , conforme mostra a figura abaixo;
        O diodo se comporta desta forma por que está em um circuito alimentado por uma fonte de corrente contínua (DC), ou seja , a corrente circula em um único sentido. Se utilizarmos o diodo em um circuito alimentado por uma fonte de corrente alternada (AC), que hora circula em um sentido e hora circula no sentido inverso, podemos dizer que os dois casos acima ocorrem tantas vezes for a frequência da corrente alternada aplicada, transformando esta em contínua. Se visualizarmos a onda da corrente alternada em um osciloscópio, veremos algo como a figura abaixo:

        Porém, se utilizarmos um diodo para transformar esta corrente alternada em contínua, teremos no osciloscópio algo como a figura abaixo:
         Podemos ver que o ciclo negativo não aparece, deixando somente o ciclo positivo. Neste tipo de retificação perdemos muita potência. Então, o ideal seria utilizarmos uma ponte retificadora formada por quatro diodos dispostos da seguinte forma:
         Neste caso, se visualizarmos no osciloscópio, veremos o ciclo negativo aparecendo também como positivo, possibilitando a utilização dos dois ciclos pela carga conforme pode ser visto na figura abaixo:
        Esta é a função básica de um diodo em um circuito eletrônico. Existem outros tipos de diodo com outras funções específicas, porém serão casos tratados em outros posts. fico por aqui e espero ter ajudado na compreensão do funcionamento de um componente tão importante como este. "Santos, J.C. (Técnico em eletrônica)".

Comments

No response to “Esmiuçando "O diodo" (Componentes eletrônicos)”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

PUBLICIDADE