CURTA NOSSA FAN PAGE

Como montar um QTA inteligente

sexta-feira, 6 de abril de 2012

        O que é um QTA? É uma sigla que significa (Quadro de Transferência Automático) que é nada mais que um painel elétrico usado para selecionar cargas para um gerador elétrico e para a concessionária de energia. 
A grande maioria dos QTA's são comandados por USCA`s (Unidade de Supervisão de Corrente Alternada). Porém, como o nosso blog visa auxiliar pessoas interessadas em por a mão na massa e que muitas vezes não tem uma verba suficiente para uma USCA, mostraremos nesse post como montar um QTA Inteligente.
        Um QTA Inteligente é bem simples de se montar e de baixo custo. O único inconveniente é que neste QTA o gerador de energia deve ser partido e parado manualmente e somente a transferência das cargas é automática. Veja na foto abaixo como ficará nosso QTA:


        Para a montagem do nosso QTA utilizaremos:
01 Quadro com dimensões suficientes para a montagem conforme a foto acima;
canaletas para acabamento;
01 carregador de bateria que será de 12 ou 24VDC de acordo com a tensão que seu GMG utiliza;
02 contatoras com seus contatos auxiliares normalmente fechado (NC) para o intertravamento elétrico;
02 relés temporizados;
01 contatora de comando com contatos normalmente abertos e fechados;
05 disjuntores de comando;
01 sensor de falta de fase.
O nosso QTA supervisiona a rede elétrica priorizando sempre a concessionária de energia e se a rede faltar ou ficar fora dos padrões (sub ou sobre tensão) ele habilita a contactora do GMG ( Grupo Moto-gerador ). Basta que o operador do gerador de energia elétrica de a partida e o GMG assume a carga. Ao retorno da rede, a contactora de rede volta a ser acionada, devolvendo a carga à concessionária e tirando o gerador como fonte de alimentação. O QTA sinaliza que a rede voltou, então o operador aguarda uns 3 minutos para o resfriamento do GMG e desliga o mesmo.
Após a montagem do quadro conforme mostrado na foto acima, veja no esquema abaixo como fazer a interligação dos componentes para concluir a montagem do nosso QTA:


        Exemplos de aplicação:casas de festas, residências, lojas comerciais, supermercados e outras áreas em que o uso do gerador de energia é de suma importância para o funcionamento do estabelecimento. "Miranda, F.F.(Eletrotécnico especializado em geradores)".

Comments

2 Responses to “Como montar um QTA inteligente”
Post a Comment | Postar comentários (Atom)

Unknown disse...

Então legal , trabalhei 5 anos empresa de Geradores STEMAC , sempre estava de frente com esses quadros , tenho bom conhecimentos nesses, qualquer coisa posso ajudar em algo... abrços

7 de abril de 2012 às 01:23
Jota disse...

Legal Sérgio,

Vejo que você é leitor assíduo de nosso blogdosnobreaks. agradeço sua participação e gostaria de salientar que toda ajuda é bem vinda. Portanto, sinta-se a vontade para responder questionamentos de outros leitores e deixar comentários em nossos posts. Um abraço e conto com sua ajuda.

8 de abril de 2012 às 22:21

PUBLICIDADE